19 de jul. de 2013

Salões de Artes Visuais da Bahia começam dia 26 em Feira de Santana



A exposição ficará aberta ao público até 8 de setembro no Centro de Cultura Amélio Amorim

Será inaugurada no próximo dia 26 de julho, sexta-feira, no Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana, às 19 horas, a primeira etapa dos Salões de Artes Visuais da Bahia 2013, promovidos pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA). A exposição reunirá um total de 27 obras de artistas originários das cidades de Salvador, Feira de Santana, Cachoeira, Amargosa e Araci, apresentando criações livres em 14 técnicas diferentes: pintura, instalação, fotografia, gravura em metal, videoarte, escultura, ilustração em técnica mista (grafite e nanquim), fotografia vernacular, performance, colagem sobre papelão, foto-performance, gravura(serigrafia), instalação fotográfica e fotografia digital.

A mostra permanecerá aberta ao público, com visitação gratuita, de 27 de julho a 8 de setembro, de segunda a domingo, das 10 às 20 horas. No dia da abertura, três obras entre as expostas serão premiadas com R$ 7 mil cada uma, escolhidas por um júri profissional. Também haverá premiações simbólicas: menções especiais e o Prêmio do Público, este concedido através do voto dos visitantes.

Em 2013, os Salões de Artes Visuais da Bahia completam 21 anos e, pela primeira vez na história do projeto, serão realizadas cinco exposições em cinco cidades-sede, cada uma pertencente a um Macroterritório de Identidade do estado: depois de Feira de Santana, os Salões acontecem em Teixeira de Freitas, de 16 de agosto a 29 de setembro; Lençóis, de 4 de outubro a 17 de novembro; Barreiras, de 25 de outubro a 8 de dezembro; e Vitória da Conquista, de 8 de novembro a 15 de dezembro. Todas as edições terão prêmios semelhantes em dinheiro, configurando a maior premiação do gênero no estado. Esta edição 2013 teve um recorde de inscritos: das 463 propostas apresentadas, os Salões vão expor um total de 110 obras selecionadas através de edital público, realizadas por 79 diferentes artistas.

Artistas e obras participantes do Salão de Artes Visuais de Feira de Santana
Yuri Ferraz, “Pintura sem título” (pintura); M.B.O., “Mansão das árvores” (instalação); Arthur Scovino, “Levando os elepês de Gal para passear” (instalação); Ricardo Alvarenga, “Rastros” (fotografia); João Oliveira, “De ladradoras e dentes ou do latim: pe(re)nnis (gravura em metal)”; Erivan Moraes, “Batizado” (fotografia); Caio Araujo, “La Danza de maquina” (videoarte); Lico Santana, “Ramificações futuras II” (escultura); Tiago Costa, (Ilustrações em técnica mista - grafite e nanquim); Elzinha de Abreu, “Akira” (fotografia vernacular); Misael Franko, “Recriação: o barro, a liberdade e a criatividade” (performance); Flávio Marzadro, “Sublimazione Teológica II” (pintura); Clarice Machado, “Sobre os outros que (não) somos” (colagem sobre papelão); Roberta Nascimento, “Grito Silencioso” (performance); Alex Oliveira, “Narrativas errantes” (foto-performance); Flávio Lopes, “Ensaios para os jardins de Monet” (videoarte); Coletivo ID(ENTIDADE), “Divino Imaginário” (fotografia); André França, “Imagens from the Black Box I # 38/39”(fotografia digital); Yasmin Nogueira, “Hom(em)cubo” (instalação-vídeo-performance); Viviane Viriato (Fotografia); Adriano C. Machado, Coletivo Entrecho, “Priguete 3 x 5,00” (gravura - serigrafia); Deisiane Barbosa, “A moça que desfiou” (performance); Gabriel Guerra, “Desjejum com Nanica e Papaya” (instalação fotográfica); Nelson Oliveira, “Solo Vado“ (fotografia digital); Mayra Lins, “Saturação” (instalação); Vladimir Oliveira, “Andando” (instalação); Pedro Juarez, “Lampião vence o jogo” (pintura).

Múltipla e contemporânea – Apresentar a diversidade da produção baiana em artes visuais, divulgar o trabalho dos artistas e estimular a reflexão sobre temas atuais da área são os objetivos dos Salões de Artes Visuais da Bahia, consolidados como um dos principais meios de incentivo à criação e difusão de produção artística e à dinamização dos espaços expositivos do interior do estado. Ao mesmo tempo, tal iniciativa se insere no planejamento das políticas públicas descentralizadas para as artes do Governo Estadual, promovendo um amplo diálogo entre o poder público e a sociedade civil. O projeto, lançado em 1992, antes chamado Salões Regionais de Artes Visuais da Bahia, com o novo nome – Salões de Artes Visuais da Bahia –, assume sua representação múltipla e contemporânea, que extrapola referências e características regionais.

A partir de 2012, os Salões passaram a acontecer também em cidades que não possuem um centro de cultura da Diretoria de Espaços Culturais (DEC) da SecultBA, o que restringia a circulação do evento a municípios contemplados com a existência destes centros. Este ano, por exemplo, a programação em Lençóis será realizada na Casa Afrânio Peixoto, gerida pela Fundação Pedro Calmon (FPC), além de espaços municipais de Teixeira de Freitas e Barreiras.

Exposição no MAM-BA – Os Salões – que são promovidos por meio de edital público de seleção e contam com comissões que incluem um profissional renomado de fora do estado – mobilizam todos os anos centenas de artistas de cidades distintas, com propostas de livre temática, abrangendo as mais diversas modalidades das Artes Visuais: arte e tecnologia, assemblage (colagens com objetos e materiais tridimensionais), cerâmica, colagem, desenho, design gráfico (ilustração, humor gráfico e quadrinhos), escultura, fotografia, grafite, gravura, instalação, intervenção urbana, objeto, performance, pintura, tapeçaria e videoarte. As obras premiadas este ano farão parte do Catálogo dos Salões de Artes Visuais da Bahia, publicação bianual de registro e divulgação. As três edições já lançadas do Catálogo (2007/2008, 2009/2010 e 2011/2012), além de suas versões impressas, estão disponíveis para download no site da FUNCEB (www.fundacaocultural.ba.gov.br).

Também os artistas premiados em 2013 mostrarão seus trabalhos em uma edição especial em 2014, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), no Solar do Unhão, em Salvador. Inclusive, o público já pode visitar, até o dia 1º de setembro, no MAM-BA, a exposição Esquizópolis, reunindo os 17 premiados e menções especiais dos Salões de Artes Visuais que aconteceram no ano passado.

Salões de Artes Visuais da Bahia 2013
Edição Feira de Santana
Exposição com 27 obras
Onde: Centro de Cultura Amélio Amorim (Av. Presidente Dutra, 2.222, Capuchinhos)
Abertura: 26 de julho (sexta-feira), às 19 horas
Visitação: 27 de julho a 8 de setembro, segunda a domingo, das 10 às 20 horas

Edição Teixeira de Freitas
Exposição com 20 obras
Onde: Centro de Cultura de Teixeira de Freitas (Rua Prudente de Moraes, 147, Centro)
Abertura: 16 de agosto (sexta-feira), às 19 horas
Visitação: 17 de agosto a 29 de setembro, segunda a domingo, das 9 às 12 e das 14 às 21 horas

Edição Lençóis
Exposição com 17 obras
Onde: Casa Afrânio Peixoto (Praça do Rosário, s/n, Centro)
Abertura: 4 de outubro (sexta-feira), às 19 horas
Visitação: 5 de outubro a 17 de novembro (horários de visitação a divulgar)

Edição Barreiras
Exposição com 21 obras
Onde: Palácio das Artes (Praça Castro Alves, Centro)
Abertura: 25 de outubro (sexta-feira), às 19 horas
Visitação: 26 de outubro a 8 de dezembro (horários de visitação a divulgar)

Edição Vitória da Conquista
Exposição com 25 obras
Onde: Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima (Av. Rosa Cruz, 45, Recreio)
Abertura: 8 de novembro (sexta-feira), às 19 horas
Visitação: 9 de novembro a 15 de dezembro (horários de visitação a divulgar)

Quanto: Gratuito
Informações: 71 3324-8519 / saloes.artesvisuais@funceb.ba.gov.br
Produção: Mil Produções Artísticas
Apoio: Prefeitura Municipal de Barreiras/ Prefeitura Municipal de Lençóis/ Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas/ DEC/ Sudecult/ FPC
Realização: Dirart/ FUNCEB/ SecultBA

Informações à imprensa:
João Saldanha – Jornalista – DRT/BA 1171: jotasaldanha@hotmail.com / 71 8808-9179

------------------------------------------------------
Assessoria de Comunicação
Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB
(71) 3324-8565/ 8566
Paula Berbert – paula.funceb@gmail.com | (71) 9127-7803
Nivia Cerqueira – comnivia@gmail.com | (71) 8808-2446

FUNCEB                                                                     AGENDA CULTURAL BAHIA
www.funceb.ba.gov.br                                      www.agendacultural.ba.gov.br
www.twitter.com/funceb                                               www.twitter.com/agendacultbahia

9 comentários:

Renata disse...

legal

estudar e aprender disse...

muito bom artigo

como elaborar um TCC disse...

Salão de Artes Visuais é sempre bom demais.

fernanda disse...

gostei muito do seu artigo

Como Fazer Sabonete Artesanal disse...

Queria muito ter participado dessa exposição de artes visuais!! Na próxima eu estarei la com certeza!!

Resultado da lotep disse...

Adorei seu post.
lotep

Sabrina Mello disse...

Muito bom seu artigo, estou acompanhando eu blog há alguns dias e posso dizer é estou adorando. Sempre tem conteúdo de qualidade com bastante dicas e informações interessantes!

Parabéns!


Meu Blog: Apostadores na Loteria

Fernanda Mattos disse...

Gostei bastante do artigo, muito bom mesmo! Estou amando ler seus artigos e compartilhar com os amigos!


Meu Blog: O site Gbet Sports é confiável?

Paulo Daniel disse...

Suas postagens são ótimas, estou seguindo seu blog e curtindo bastante!! Parabéns!

Meu Blog: Aline Holanda

Postar um comentário